TURISMO: Encontro Regional comemora 20 anos dos Caminhos Verdes de Minas em evento no município
TURISMO: Encontro Regional comemora 20 anos dos Caminhos Verdes de Minas em evento no município
Publicado em 13/06/2024 09:39 - Atualizado em 13/06/2024 10:04

Evento reuniu representantes no Bosque Fest, em São João Nepomuceno (Fotos: Circuito Caminhos Verdes de Minas)
A diretoria do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas reuniu com representantes dos 14 municípios, nessa quarta-feira (12/6), no Bosque Fest, em São João Nepomuceno, para comemorar 20 anos da Associação e o lançamento da Ciclorrota “Descaminhos do Ouro”.
Para este evento, o encontro de prefeitos e liderança contou com a presença do Sebrae, da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região, SENAR, EMATER, Associações de Artesãos (Arteca SJN e Afago – Goianá), Sindicato Rural de Bicas, Sicoob, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar) entre outros parceiros.
Para marcar a data, troféus de agradecimento foram entregues aos 14 municípios que integram a Instância de Governança Regional do Turismo (IGR), sendo: São João Nepomuceno, Rio Novo, Chiador, Descoberto, Goianá, Chácara, Guarani, Mar de Espanha, Bicas, Pequeri, Piau, Rio Pomba, Rochedo de Minas e Tabuleiro.
Entre os presentes, estiveram os prefeitos de Tabuleiro, Ailton Ferraz; de Guarani, Fernando Belotti; de Rio Pomba, Reginaldo Carvalho e o anfitrião, Ernandes José da Silva, prefeito de São João Nepomuceno.

Prefeitos e representantes dos municípios
O evento ainda homenageou com troféus os ex-presidentes da entidade, pelos serviços prestados e pelo fortalecimento da instituição, desde a fundação. As entidades parceiras da IGR também receberam agradecimentos especiais.
Produtores dos municípios levaram artesanato, doces, geleias, cachaça, artes plásticas, livros, entre outras particularidades para uma exposição e degustação no espaço do evento.
“Descaminhos do Ouro”
A gestora do Circuito, Luciene Braga, fez uma apresentação com o balanço das atividades realizadas pela entidade. Ela destacou a Ciclorrota Descaminhos do Ouro, baseada nos antigos caminhos utilizados para desviar o ouro no século XVIII. Esses trajetos criados pelos contraventores deram origem às cidades que formam os caminhos verdes de Minas. Ao todo, são aproximadamente 420 km de estradas de chão.
Em fase adiantada de implantação, o projeto prevê o mapeamento de todo o percurso e a adoção de várias medidas visando à promoção dos diversos trechos da rota, com foco nos ciclistas.

Gestora do Circuito apresenta ciclorrota
Estão na lista a instalação de placas de sinalização e a construção de um vasto acervo de imagens e vídeos para publicação em mídias digitais e outros canais de comunicação. A construção de um website específico para o projeto também está em andamento.
Potencial econômico limpo e rentável
O evento também contou com uma palestra do analista técnico do Sebrae, Paulo Veríssimo, a respeito das oportunidades de desenvolvimento para a região, a partir do Circuito Caminhos Verdes de Minas. Segundo ele, é possível agregar uma série de serviços e eventos, que envolvem gastronomia, artesanato e até mesmo o turismo religioso.
Paulo falou aos presentes sobre a riqueza e o potencial não só para alavancar o turismo, mas a economia em geral. Prova disso foi o espaço que o evento reservou para a exposição de produtos típicos na região, incluindo doces, geleias, queijos, cachaças e peças artesanais.

Equipe do SEBRAE fala das potencialidades do Circuito
Outro destaque do dia foi a participação de importantes parceiros: Emater, Senar, Sindicato Rural de São João Nepomuceno, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar), Associação dos Artesãos e Agricultores Familiares de Goianá (Afago), Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros de São João Nepomuceno (Arteca), além de empreendedores, empresas e entidades públicas e privadas.
por ASCOM Márcio Sabones e Circuito Caminhos Verdes de