Município inova na educação com parceria para gestão tecnológica
Município inova na educação com parceria para gestão tecnológica
Publicado em 04/06/2024 16:49 - Atualizado em 04/06/2024 17:09
O município de São João Nepomuceno (MG) fecha contrato com empresa que fornece
sistemas de gestão para a Secretária Municipal de Educação e escolas municipais.
A cidade de São João Nepomuceno está transformando a educação por meio do uso inteligente da tecnologia. Com uma abordagem inovadora na gestão educacional, as autoridades municipais lançaram um edital na busca por uma solução para desburocratizar e agilizar o dia a dia dos servidores e obter dados reais sobre a situação da educação municipal.
O sistema a ser implementado é o software livre i-Educar, fornecido pela Portábilis. Com o i-Educar, as escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação terão seus processos administrativos simplificados, abrangendo desde a matrícula até o acompanhamento do desempenho acadêmico de todos os alunos do município. Além de aprimorar a eficiência do trabalho administrativo, o i-Educar fornece dados valiosos que contribuem para a tomada de decisões mais assertivas. Essa iniciativa marca um passo significativo rumo a uma educação mais moderna e eficaz.
De acordo com Belkis Cavalheiro Furtado, Secretária da Educação, umas das principais necessidades do município era ter um sistema que permitisse a criação de turmas regulares e no do contra turno, acompanhamento de atividade complementar ou projeto, além de ser consistente para manter a integridade dos dados, sem perder os lançamentos de notas e faltas lançadas. "Tudo vai ser essencial, então precisamos de um sistema que venha trazer mais funcionalidades, mais praticidade para os professores e mais confiabilidade." comentou Belkis.
O sistema também inclui um diário de classe digital, permitindo que os professores registrem notas e frequências de forma ágil e descomplicada através de um aplicativo. Além disso, as instituições de ensino poderão monitorar integralmente a trajetória dos alunos, acessar e criar agenda dos professores, desenvolver planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e gerar diversos relatórios escolares. Isso proporcionará uma gestão mais eficiente e uma série de benefícios.
A estimativa é que mais de 350 servidores sejam capacitados para garantir que possam aproveitar ao máximo as funcionalidades, e comecem a utilizar o sistema a partir de julho de 2024.
por Secretaria de Educação