Município de São João Nepomuceno será homenageado na 2ª Feira Literária de Mariana
Município de São João Nepomuceno será homenageado na 2ª Feira Literária de Mariana
Publicado em 10/02/2025 09:11 - Atualizado em 10/02/2025 09:37
Um motivo de comemoração para o município de São João Nepomuceno que será homenageado na 2ª FLIMARI (Feira Literária de Mariana), em evento a ser realizado entre os dias 10 a 12 de abril, na cidade mineira histórica.
O motivo desta homenagem vem através do sucesso da realização da Feira Literária promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em setembro de 2024, na Escola Municipal “Dona Prudenciana Faustina de São José” e testemunhada por membros da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas.
Um ponto de destaque para esta premiação é o empenho da SME, através da secretária de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado no empenho para que todas as escolas municipais pudessem trabalhar com a Aldravia.
Segue citação da idealizadora do movimento da Aldravia, Andréia Donadon Leal que esteve na realização da Feira Literária de SJN em 2023.
“A entrada da cidade surge. Lojas, comerciantes trabalham com afinco. Chegamos ao hotel. Luíza e Maria Raquel nos recepciona com honras. Caminhamos. A Feira Literária está logo ali. Sentimos o movimento da rua. Prendemos a respiração, enaltecidos com as placas enormes escritas: São João Nepomuceno no Reino da Aldravia. Barracas por todos os lados, escolas públicas, estaduais, particulares, universidade, todas em estado de encantamento pelo (uni)VERSO das aldravias, seduzidas pela Escola Municipal José Coronel Brás. O que as fadas Maria Raquel e Luíza fizeram com suas varinhas mágicas? Liberaram o pó mágico das aldravias, que bateu de porta em porta em todas as escolas do município. A cidade encantou-se com o pó aldrávico. Roletaaldravias, ALDRAGAN, robô, livros, dados,guarda-aldravias, mágicas-aldravias, contos de aldravias, teatro, vídeo, mascote, jogos, ciclismo... O pó da Aldravia se espalhou no Mês de setembro (mês da Aldravia) em São João Nepomuceno colorindo o território da poesia.
Quem não se encantou pelo pó mágico da poesia da margem mineira? Aristóteles teria se encantado com sua previsão de que a poesia é o dom da escrita expresso naquilo que os alunos transformaram em palavras-versos. A Grécia Dourada acertou em cheio ao defender que o cérebro tem a capacidade de experimentar o que lemos e expressar o que acontece dentro de nós. Foi isto que aldraviaram dois alunos da Escola Municipal Doutor Péricles Vieira e Mendonça: rua / sem / violência / professor / com / paciência (Maria Laura) // família / com / matemática / a / soma / do / perdão (Lívia 5. B). Soma e paciência, professor minimiza violência. Era uma vez o Reino Encantado da Aldravia em São João Nepomuceno que virou a cidade da Aldravia de milhares de alunos e famílias...”
por DECOM - Márcio Heleno Silva (Sabones)